Hoje minha homenagem vai para todas as mães do Brasil que, nesse momento de pandemia, merecem ainda mais nosso respeito e admiração.
A mulher brasileira tem, todo o dia, que se reinventar e não tem sido fácil, principalmente quando vamos para as regiões mais afastadas do centro, onde a desigualdade bateu à porta com toda força, levando muitas dessas mulheres a se refazerem para manter a sobrevivência da família.
Muitas delas, sozinhas!
A mãe nunca desiste. Ela se refaz, vai para rua, busca soluções imagináveis, sobretudo quando percebe que algo pode prejudicar “suas crias”, arrumam forças, arrebatam montanhas da frente, vai à luta, se vira nos 30 e vira o jogo para dar o sustento para a família.
Como não ter gratidão àquelas que nos deram o nosso bem maior: A Vida!
Existem vários tipos de mãe: a conservadora; a de vanguarda; a maluquinha; a histérica; a revolucionária; a culta; a ignorante…Levamos muitos anos para entender que são estereótipos usados para limitar as gigantes que foram colocadas em nossas vidas e que seriam capazes de muitos sacrifícios pela nossa felicidade e tantas fazem simplesmente pelo instinto que na sua genuinidade nem o sabem que são tão grandes e fazem tanto por nós.
Sim, mas só vivenciamos este sentimento de gratidão e de recompensá-las depois que de alguma forma compartilhamos tamanho sentimento “de ser mãe”, e entender que aquele amor que nossas mães sempre expressaram através de palavras ou atitudes é inexplicável e sagrado, que nasce quando o filho lhe é apresentado.
SE ENGANA QUEM ACREDITA QUE SER MÃE É DAR À LUZ
Existem várias formas de se tornar mãe. Ela é a transferência do carinho, amor, abnegação, é vivenciar um sentimento que vai desabrochando a cada dia sem estar vinculado a qualquer tipo de condição, a nenhuma restrição ou limitação, esse sentimento simplesmente existe e está aí todos os dias pulsando sem adormecer e sem esmorecer.
É viver o verdadeiro “Amor Incondicional”. É quando ninguém mais acredita em você e ela sabe que você tem uma força motriz capaz de chegar a qualquer lugar! Quantas dessas mães foram o reflexo do sucesso de muitas mentes brilhantes que mudaram o mundo, simplesmente porque viram o que ninguém mais viu!
Parabéns Mamães